Para Fogaça, o Litoral não pode
funcionar três meses e estagnar

O roteiro do pré-candidato ao Palácio Piratini pela coligação PMDB/PDT, José Fogaça, pelo Litoral Norte começou na última quinta-feira, dia 13, com uma visita à Prefeitura Municipal de Torres. Em seguida, ele participou de uma reunião com lideranças da região e de um encontro partidário. Na ocasião, o ex-prefeito de Porto Alegre defendeu que o Estado deve ser governado através dos municípios e, por isso, eles devem ser prioridade. “Deve haver diálogo e parceria para se obter serviços de qualidade para a população. A prefeitura não faz uma casa popular sem recursos do governo federal. Governar não é tarefa de uma pessoa só: é resultado de um conjunto de forças”, avaliou. Segundo Fogaça, o Litoral Norte precisa desenvolver a sua vocação turística e, para isso, a região precisa de autonomia. “O eixo central do nosso plano de governo será o orçamento regionalizado. É preciso apoio técnico e assistência para harmonizar economia e empreender o turismo náutico. O Litoral não pode funcionar durante três meses e depois estagnar”, frisou.
O encontro contou com a participação de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos das cidades de Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas, que se comprometeram com a campanha. Os representantes também falaram das necessidades dos municípios, como mais agilidade no repasse de recursos, principalmente, da Defesa Civil, melhoria na estrutura para atender turistas, incentivo para a economia local na baixa temporada e necessidade de diálogo e atenção por parte dos governantes.
Na sexta-feira, dia 14, a comitiva composta pelo deputado federal e pré-candidato a vice-governador, Pompeo de Mattos (PDT), e pelo ex-governador do Estado e pré-ca
ndidato a senador, Germano Rigotto (PMDB), participou de reunião com lideranças locais e partidárias em Cidreira, no Clube CPC, evento organizado pelo prefeito Beto Pires.

Discursaram na ocasião, o presidente do PDT, Danilo Cestari, vereador Milton Bueno, vice-presidente do PMDB e pré-candidato da sigla ao governo municipal de Cidreira em 2012, deputados Estaduais, os pré-candidatos ao Piratini e o prefeito Beto Pires que foi elogiado por José Fogaça, por ter feito um bonito discurso, o qual apresentou as necessidades e anseios que Cidreira precisa para se desenvolver. Uma das reivindicações do prefeito foi à construção da estrada da Fortaleza, pois o atual governo Yeda deu início ao projeto que está em andamento nos órgãos competentes. Na ocasião, José Fogaça, se comprometeu diante de um bom público presente no evento, que vai dar uma atenção especial ao pedido do prefeito Beto Pires. Já o deputado Alceu Moreira, disse que Beto Pires tem asseguradamente um importante (secretaria) cargo no governo do Estado, se Fogaça eleger-se governador.
Rigotto diz ter orgulho de ser padrinho de Cidreira
Durante a reunião o ex-governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato ao senador pelo PMDB, Germano Rigotto, destacou a força local do partido. Rigotto lembrou que, na eleição de 2006, a sigla foi vitoriosa em 19 dos 23 municípios do Litoral Norte. “Imaginem, então, como será agora com o apoio do PDT. Plantamos sementes que estão dando frutos”, disse.
O ex-governador afirmou que o grande desafio da coligação é chegar ao segundo turno e que este foi o aprendizado que trouxe da última disputa eleitoral. "Cada voto deve ser disputado como se fosse decisivo. Uma eleição se ganha com humildade e trabalho até o último dia. Em 2002, não tínhamos nenhuma chance, mas ganhamos. Já em 2006, uma eleição garantida escapou por entre nossos dedos”, refletiu.
Agora, para o Senado, Rigotto garante que seus principais planos são defender os interesses do Estado e trabalhar pelo avanço das reformas política e tributária. “É a nossa união que vai construir um novo momento para o Estado. Não tenho dúvidas de que levaremos de peito aberto o nome do Fogaça a cada canto do Rio Grande. Pela sua história, pelo seu caráter e por tudo aquilo que ele representa.”
Na ocasião, Germano Rigotto, lembrou as constantes visitas do prefeito de Cidreira, Beto Pires, em seu gabinete no Piratini, em busca de recursos para o município. Rigotto disse também se orgulhar de ser padrinho de Cidreira, pois quando o município passou pelo processo de emancipação, ele votou a favor e muita ajuda técnica partiu de seu gabinete na Assembleia quando era deputado estadual. Concluiu Rigotto.
Ao encerrar a reunião o ex-governador posou para fotos com vários fãs de outros partidos, militantes e simpatizantes do PMDB.